Folclore nasce do coração, do resgate.
Nasce da diversidade.
Liberdade.
É ciência viva do povo.
Itapaci
Agosto/2011
1- IDENTIFICAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR : Escola Leôncio José de Santana
CIDADE: Itapaci – Go
TELEFONE/FAX: (62) 3361-2262
ORGÃO EXECUTOR: Escola Leôncio José de Santana
ORGÃO DE APOIO: Secretaria Municipal de Educação
ELABORAÇÃO: Ano 2011
Título do projeto: “Resgatando o Folclore em nossa Escola ”
Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental , Ensino Médio e EJA
2- EQUIPE GESTORA
Diretora:
Secretário:
Turno : Noturno
Itapaci,18 de agosto 2010
1. IDENTIFICAÇÃO:
1.1 Título:– Exposição – Folclórica
1.2 Unidade: Escola José Leôncio
1.3 Elaboração: Professores/ Coordenadores/Alunos
1.4 Coordenação do Projeto: Coordenadoras Pedagógicas
1.5 Duração provável: 2 dias
2. JUSTIFICATIVA:
Apesar de estarmos vivendo o descrédito da Educação brasileira nos últimos tempos, acreditamos que, através de maior e melhor investimento na valorização do mesmo, o Brasil será capaz de preparar cidadãos eficientes, competentes e solidários para enfrentar as transformações na nova ordem mundial.
Para tanto, elaboramos, ( na disciplina de Língua Portuguesa, Geografia, História e Ciências) o projeto “Resgatando o Folclore em nossa Escola ” – Exposição – Folclórica – Assunção, visando resgatar os costumes, tradições, valores, cultura do povo brasileiro, bem como oferecer aos alunos conhecimentos e habilidades básicas para o exercício da cidadania.
O projeto está sendo desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa, Geografia, História e Ciências do dia 10 ao dia 20 de agosto e contará com uma atividade básica – A apresentação de diversos números artísticos, exposição de objetos representando o folclore brasileiro.
São oferecidos ao aluno, com suporte para o desempenho das atividades, material escrito, entrevistas, discussões durante às aulas bem com em horários extras para a realização de pesquisas relacionadas.
Tal proposta será desenvolvida em pequenos grupos, ou individual que concluída será apreciada e avaliada pelo grupo, professores e coordenadores.
3. OBJETIVOS:
O professor deverá fornecer subsídios que possibilitem aos alunos:
3.1- Identificar, através do estudo e do folclore, os valores peculiares do grupo social onde vive;
3.2- Compreender que o folclore, entre todas as manifestações de cultura, é a de maior cunho popular;
3.3-Valorizar as tradições populares, em seus vários aspectos, como meio vital de preservação de nossas raízes.
4. FASES DO PROJETO:
Planejar com as turmas uma pesquisa sobre folclore brasileiro. Este trabalho poderá ser realizado dividindo-o em pequenos grupos.
4.1 - Fases da Pesquisa:
4.1.1 - Levantamento de Dados:
§ Fazer com que os alunos conheçam as lendas, mitos, músicas, trajes, comidas típicas, danças, personagens do folclore brasileiro (através de leituras em classes e / ou fornecendo material por escrito);
§ Proporcionar pesquisas através de entrevistas com pessoas mais idosas, consultando publicações, etc.; realizando em classe discussões sobre os conhecimentos adquiridos sobre o tema;
§ Preparar relatórios, elaboração de textos para dramatizações, coreografias...
4.1.2 - registro dos Dados:
As informações obtidas deverão ser registradas à medida que forem levados os dados por meio de:
§ Confecção do vestimentas e adereços: mantos, coroas, estandartes;
§ Relatórios escritos;
§ Gravação de cantos, músicas e versos;
4.1.3 - Conclusão:
§ Ao final da pesquisa, o grupo de alunos ou o aluno poderá fazer uma apresentação (folclore aplicado) representando o modelo folclórico.
§ Os materiais, objetos, pratos típicos confeccionados, poderão ser organizados numa exposição seguidos de apresentações diversificadas.
5. CRONOGRAMA
DATA | ATIVIDADE | RESPONSÁVEL | COORDENADOR |
26/08 | Estudo preparatório individual ou em grupo sobre as danças, lendas, mitos, personagens, trajes típicos das regiões brasileiras. | Professoras e coordenadoras pedagógicas | Coordenadoras pedagógicas. |
26\08 | Apresentações de todas as pesquisas realizadas, contendo danças, lendas, personagens, música, trajes típicos e comidas típicas de cada região brasileira seguido de um cenário adequado, bem como de exposição de objetos representando o folclore brasileiro. | Professoras, alunos, coordenadoras pedagógicas, direção | Coordenadoras pedagógicas |
6. RECURSOS:
HUMANOS:
§ Alunos
§ Professores
§ Coordenação e Direção
§ comunidade
MATERIAIS:
§ Pátio
§ Aparelho de som
§ Discos, fitas
§ Papel sulfite
§ Material – Xerox (textos)
§ Livros, revistas para pesquisas (biblioteca).
FINANCEIROS:
§ Despesas com investimentos, ornamentação - (estimativa) R$ 20,00
§ Exposição de comidas típicas – doações dos educandos
7. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através da observação do professor sobre os conhecimentos adequados nas pesquisas bem como as habilidades desenvolvidas e demonstradas durante a execução do projeto.
ESTUDO SOBRE O FOLCLORE.
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Qual a origem do folclore brasileiro?
O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
Região Sul
Danças: congada, cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada.
Festas tradicionais: Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre ; da Uva, em Caxias do Sul; da Cerveja, em Blumenau; festas juninas; rodeios.
Lendas: Negrinho do Pastoreio, do Sapé, Tiaracaju do Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do Saci-Pererê.
Pratos: Baba-de-moça, churrasco, arroz-de-carreteiro, feijoada, fervido.
Bebidas: chimarrão, feito com erva-mate, tomado em cuia e bomba apropriada.
Região Centro Oeste
Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor.
Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas juninas.
Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho.
Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.
Região Sudeste
Danças: frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos, bambolê, congada, carvalhada e cirandas.
Festas: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá, na Bahia; Missa do Vaqueiro, Paixão de Cristo, em Pernambuco; romarias - destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.
Pratos - Arroz de Hauçá, Baba-de Moça, Frigideira de camarão, Bolo-de-Milho e outros.
Região Norte
Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda.
Festas: Círio de Nazaré (Belém), indígenas.
Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha.
Lenda: Sumaré, Iara, Curupira, da Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru.
Pratos: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, prato no tucupi .
Principais manifestações folclóricas:
BUMBA-MEU-BOI - Auto ou drama pastoril que por tradição é representado durante o período natalino, como sobrevivência das festividades cristãs medievais, em que o culto do boi se fazia em homenagem ao nascimento de Cristo. De tradição luso-ibérica do século XVI, nasceu dos escravos e pessoas agregadas aos engenhos e fazendas.
REISADO - De origem ibérica, é caracterizada por um grupo de pessoas que se reúne para cantar e louvar o nascimento de Cristo. Os praticantes personificam a história dos gladiadores romanos, dos três reis magos e a perseguição aos cristãos. A época principal de exibição são as festividades natalinas, sobretudo no período dos Santos Reis, e o local é de preferência diante de uma lapinha ou presépio. O enredo mais autêntico é registrado em Juazeiro do Norte.
FOLIA DE REIS - Originalmente, festa popular dedicada aos Três Reis Magos em sua visita ao Deus Menino. É caracterizada por um grupo de pessoas que visitam amigos ou conhecidos, a partir do dia 2 de janeiro ou nas vésperas dos Reis (5/1). Nas visitas eles cantam e dançam versos alusivos à data, ao som de instrumentos e solicitam alimentos e dinheiro. É tradicional utilizar a arrecadação para a ceia no dia de Nossa Senhora das Candeias (2 de fevereiro). A visita noturna tem mais graça quando se torna uma surpresa.
MARACATU - De origem africana, consiste num desfile de reis. Apresenta-se em forma de cortejo carnavalesco que baila ao som de instrumentos de percussão, acompanhando uma mulher que na extremidade de um bastão conduz uma bonequinha ricamente enfeitada - a calunga. A dança se dá em passos lentos e cadenciados.
COMIDAS DO FOLCLORE - CENTRO OESTE
GalinhadaArroz com piqui (ou pequi)
Canjiquinha com queijo
Pintado na braza
Farofa de jacaré
Porco de lata com mandioca
Peixe assado
Passarinhada
Tereré.
Comidas do folclore - Sudeste
Leitão à pururucaVirado à paulista
Tutu de feijão
Canjica
Feijoada
Paçoca de amendoim
Feijão tropeiro
Arroz de carreteiro
Curau
Pamonha (salgada e doce)
Frango cheio
Feijão gordo
Pipoca
Mensagem - Brasil Folclórico
Vamos falar de Brasil.
País de misturas, de costumes, loucuras.
Verdadeira identidade.
Beber da fonte das tradições, cultura,
que emana história e sabedoria.
Falar das raízes do seu povo e
da alegria que acende teu sorriso.
Brasil Folclórico de tantas lendas mãe gentil.
Mistura de raças.
Índio, negro, branco.
Manifestação de ricos e pobres.
Que corre no sangue.
Esbanja gingado.
Folclore nasce do coração, do resgate.
Nasce da diversidade.
Liberdade.
É ciência viva do povo.
O novo.
Não é estático.
Vamos falar de um Brasil Folclórico.
Conhecer suas lendas e mitos.
Como esquecer a Mãe D’água e seu canto atraente.
Do Lobisomem das noites de lua cheia.
Da Pisadeira, Corpo-Seco, Mãe-de-ouro.
Como esquecer o Saci Pererê.
Menino negro traquino,
cachimbo na boca, gorro vermelho.
Aventureiro.
Olha que tem uma perna só.
Curupira, protetor das matas e animais.
Já não existe mais.
Extinto.
O homem destruidor do mundo cortou teus cabeços compridos e
teus pés virados já causam sapatos.
Como esquecer a Mula-sem-cabeça,
O Menino Pastoreio.
Do Bumba-meu-boi; Boi-Bumbá
que ressuscitado foi pelo pajé,
depois de brigas, desengano, e desejo de mulher.
Vamos falar de um Brasil Folclórico.
Da pura imaginação.
Vamos falar para não rasgar da memória.
Deixar o povo sorrir.
Folclore tem que ser poesia.
Magia.
Encanto de um povo.
Abandono.
Fabio Ferreira,
Itarantim - BA - por correio eletrônico
Endereço eletrônico: fabiorusso7@hotmail.com
8. BIBLIOGRAFIA:
Brasil, Histórias, Costumes e Lendas. Vol. 1 Editora Três LTDA., São Paulo.
Brasil, Histórias, Costumes e Lendas. Vol. 2 Editora Três LTDA., São Paulo.
LOURDES, Maria de. Borges Ribeiro - Biblioteca Educação e Cultura. Vol. 4 - Rio de Janeiro Bloch: FENAME, 1980.
SIQUEIRA, Antônio de. BERTOLIN, Rafael. Atividades de Educação Moral e Cívica. 1º Grau - IBEP.
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