quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Parabéns a professora Valdirene, alunos, coordenadoras e Equipe Gestora, pela elaboração e realização do projeto: "Resgatando o Folclore em Nossa Escola"


Folclore nasce do coração, do resgate.
Nasce da diversidade.
Liberdade.
É ciência viva do povo.





Itapaci
Agosto/2011



1-  IDENTIFICAÇÃO


    UNIDADE ESCOLAR :                Escola Leôncio José de Santana
    CIDADE:                                        Itapaci – Go
    TELEFONE/FAX:                          (62) 3361-2262
E-mail:                                              escolaleonciojosedesantana@hotmail.com
Bolg:                                               http://www.escola/ leonciojosedesantana.blogspot.com.br
ORGÃO EXECUTOR:                    Escola Leôncio José de Santana
ORGÃO DE APOIO:                     Secretaria Municipal de Educação
ELABORAÇÃO:                                          Ano 2011

    Título do projeto:              “Resgatando o Folclore  em nossa Escola


    Público  alvo:                         Alunos do Ensino Fundamental , Ensino Médio e EJA



2- EQUIPE GESTORA

Diretora:

Secretário:




Turno : Noturno



Itapaci,18 de agosto 2010







1. IDENTIFICAÇÃO:


1.1         Título:Exposição – Folclórica

1.2   Unidade: Escola José Leôncio

1.3   Elaboração: Professores/ Coordenadores/Alunos

1.4   Coordenação do Projeto: Coordenadoras Pedagógicas

1.5   Duração provável: 2 dias


2. JUSTIFICATIVA:

  
Apesar de estarmos vivendo o descrédito da Educação brasileira nos últimos tempos, acreditamos que, através de maior e melhor investimento na valorização do mesmo, o Brasil será capaz de preparar cidadãos eficientes, competentes e solidários para enfrentar as transformações na nova ordem mundial.
        Para tanto, elaboramos, ( na disciplina de Língua Portuguesa, Geografia, História e Ciências) o projeto “Resgatando o Folclore  em nossa Escola – Exposição – Folclórica – Assunção, visando resgatar os costumes, tradições, valores, cultura do povo brasileiro, bem como oferecer aos alunos conhecimentos e habilidades básicas para o exercício da cidadania.
        O projeto está sendo desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa, Geografia, História e Ciências do dia 10 ao dia 20 de agosto e contará com uma atividade básica – A apresentação de diversos números artísticos, exposição de objetos representando o folclore brasileiro.
        São oferecidos ao aluno, com suporte para o desempenho das atividades, material escrito, entrevistas, discussões durante às aulas bem com em horários extras para a realização de pesquisas relacionadas.
        Tal proposta será desenvolvida em pequenos grupos, ou individual que concluída será apreciada e avaliada pelo grupo, professores e coordenadores.

 3. OBJETIVOS:


        O professor deverá fornecer subsídios que possibilitem aos alunos:


3.1- Identificar, através do estudo e do folclore, os valores peculiares do grupo social onde vive;


3.2- Compreender que o folclore, entre todas as manifestações de cultura, é a de maior cunho popular;


3.3-Valorizar as tradições populares, em seus vários aspectos, como meio vital de preservação de nossas raízes.


4. FASES DO PROJETO:


        Planejar com as turmas uma pesquisa sobre folclore brasileiro. Este trabalho poderá ser realizado dividindo-o em pequenos grupos.

       4.1 - Fases da Pesquisa:


4.1.1 - Levantamento de Dados:
§       Fazer com que os alunos conheçam as lendas, mitos, músicas, trajes, comidas típicas, danças, personagens do folclore brasileiro (através de leituras em classes e / ou fornecendo material por escrito);
§       Proporcionar pesquisas através de entrevistas com pessoas mais idosas, consultando publicações, etc.; realizando em classe discussões sobre os conhecimentos adquiridos sobre o tema;
§       Preparar relatórios, elaboração de textos para dramatizações, coreografias...

4.1.2 - registro dos Dados:
        As informações obtidas deverão ser registradas à medida que forem levados os dados por meio de:
§       Confecção do vestimentas e adereços: mantos, coroas, estandartes;
§       Relatórios escritos;
§       Gravação de cantos, músicas e versos;

4.1.3 - Conclusão:
§       Ao final da pesquisa, o grupo de alunos ou o aluno poderá fazer uma apresentação (folclore aplicado) representando o modelo folclórico.
§       Os materiais, objetos, pratos típicos confeccionados, poderão ser organizados numa exposição seguidos de apresentações diversificadas.

5. CRONOGRAMA

DATA
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL
COORDENADOR
26/08
Estudo preparatório individual ou em grupo sobre as danças, lendas, mitos, personagens, trajes típicos das regiões brasileiras.
Professoras e coordenadoras pedagógicas
Coordenadoras pedagógicas.












26\08
Apresentações de todas as pesquisas realizadas, contendo danças, lendas, personagens, música, trajes típicos e comidas típicas de cada região brasileira seguido de um cenário adequado, bem como de exposição de objetos representando o folclore brasileiro.
Professoras, alunos, coordenadoras pedagógicas, direção
Coordenadoras pedagógicas


6. RECURSOS:

HUMANOS:

§      Alunos
§      Professores
§      Coordenação e Direção
§       comunidade


MATERIAIS:

§       Pátio
§       Aparelho de som
§       Discos, fitas
§       Papel sulfite
§       Material – Xerox (textos)
§       Livros, revistas para pesquisas (biblioteca).

FINANCEIROS:

§       Despesas com investimentos, ornamentação - (estimativa) R$ 20,00
§       Exposição de comidas típicas – doações dos educandos
7. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO


        Os alunos serão avaliados através da observação do professor sobre os conhecimentos adequados nas pesquisas bem como as habilidades desenvolvidas e demonstradas durante a execução do projeto.


ESTUDO SOBRE O FOLCLORE.

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

Para que serve?

O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.


Qual a origem do folclore brasileiro?

O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.

Região Sul

Danças: congada, cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada.
Festas tradicionais: Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da Cerveja, em Blumenau; festas juninas; rodeios.
Lendas: Negrinho do Pastoreio, do Sapé, Tiaracaju do Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do Saci-Pererê.
Pratos: Baba-de-moça, churrasco, arroz-de-carreteiro, feijoada, fervido.
Bebidas: chimarrão, feito com erva-mate, tomado em cuia e bomba apropriada.

       Região Centro Oeste
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor.
Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas juninas.
Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho.
Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.

 Região Sudeste                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Danças: frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos, bambolê, congada, carvalhada e cirandas.
Festas: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá, na Bahia; Missa do Vaqueiro, Paixão de Cristo, em Pernambuco; romarias - destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.
Pratos - Arroz de Hauçá, Baba-de Moça, Frigideira de camarão, Bolo-de-Milho e outros.
                                                                                                         
Região Norte

Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda.
Festas: Círio de Nazaré (Belém), indígenas.
Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha.
Lenda: Sumaré, Iara, Curupira, da Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru.
Pratos: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, prato no tucupi .

Principais manifestações folclóricas:

BUMBA-MEU-BOI - Auto ou drama pastoril que por tradição é representado durante o período natalino, como sobrevivência das festividades cristãs medievais, em que o culto do boi se fazia em homenagem ao nascimento de Cristo. De tradição luso-ibérica do século XVI, nasceu dos escravos e pessoas agregadas aos engenhos e fazendas.

REISADO - De origem ibérica, é caracterizada por um grupo de pessoas que se reúne para cantar e louvar o nascimento de Cristo. Os praticantes personificam a história dos gladiadores romanos, dos três reis magos e a perseguição aos cristãos. A época principal de exibição são as festividades natalinas, sobretudo no período dos Santos Reis, e o local é de preferência diante de uma lapinha ou presépio. O enredo mais autêntico é registrado em Juazeiro do Norte.


FOLIA DE REIS - Originalmente, festa popular dedicada aos Três Reis Magos em sua visita ao Deus Menino. É caracterizada por um grupo de pessoas que visitam amigos ou conhecidos, a partir do dia 2 de janeiro ou nas vésperas dos Reis (5/1). Nas visitas eles cantam e dançam versos alusivos à data, ao som de instrumentos e solicitam alimentos e dinheiro. É tradicional utilizar a arrecadação para a ceia no dia de Nossa Senhora das Candeias (2 de fevereiro). A visita noturna tem mais graça quando se torna uma surpresa.


MARACATU - De origem africana, consiste num desfile de reis. Apresenta-se em forma de cortejo carnavalesco que baila ao som de instrumentos de percussão, acompanhando uma mulher que na extremidade de um bastão conduz uma bonequinha ricamente enfeitada - a calunga. A dança se dá em passos lentos e cadenciados.   

COMIDAS DO FOLCLORE - CENTRO OESTE

Galinhada
Arroz com piqui (ou pequi)
Canjiquinha com queijo
Pintado na braza
Farofa de jacaré
Porco de lata com mandioca
Peixe assado
Passarinhada
Tereré.

Comidas do folclore - Sudeste

Leitão à pururuca
Virado à paulista
Tutu de feijão
Canjica
Feijoada
Paçoca de amendoim
Feijão tropeiro
Arroz de carreteiro
Curau
Pamonha (salgada e doce)
Frango cheio
Feijão gordo
Pipoca


Mensagem - Brasil Folclórico

Vamos falar de Brasil.
País de misturas, de costumes, loucuras.
Verdadeira identidade.
Beber da fonte das tradições, cultura,
que emana história e sabedoria.
Falar das raízes do seu povo e
da alegria que acende teu sorriso.
Brasil Folclórico de tantas lendas mãe gentil.
Mistura de raças.
Índio, negro, branco.
Manifestação de ricos e pobres.
Que corre no sangue.
Esbanja gingado.
Folclore nasce do coração, do resgate.
Nasce da diversidade.
Liberdade.
É ciência viva do povo.
O novo.
Não é estático.

Vamos falar de um Brasil Folclórico.
Conhecer suas lendas e mitos.
Como esquecer a Mãe D’água e seu canto atraente.
Do Lobisomem das noites de lua cheia.
Da Pisadeira, Corpo-Seco, Mãe-de-ouro.
Como esquecer o Saci Pererê.
Menino negro traquino,
cachimbo na boca, gorro vermelho.
Aventureiro.
Olha que tem uma perna só.
Curupira, protetor das matas e animais.
Já não existe mais.
Extinto.
O homem destruidor do mundo cortou teus cabeços compridos e
teus pés virados já causam sapatos.
Como esquecer a Mula-sem-cabeça,
O Menino Pastoreio.
Do Bumba-meu-boi; Boi-Bumbá
que ressuscitado foi pelo pajé,
depois de brigas, desengano, e desejo de mulher.

Vamos falar de um Brasil Folclórico.
Da pura imaginação.
Vamos falar para não rasgar da memória.
Deixar o povo sorrir.
Folclore tem que ser poesia.
Magia.
Encanto de um povo.
Abandono.


Fabio Ferreira,
Itarantim - BA - por correio eletrônico
Endereço eletrônico: fabiorusso7@hotmail.com






8. BIBLIOGRAFIA:


Brasil, Histórias, Costumes e Lendas. Vol. 1 Editora Três LTDA., São Paulo.

Brasil, Histórias, Costumes e Lendas. Vol. 2 Editora Três LTDA., São Paulo.

LOURDES, Maria de. Borges Ribeiro - Biblioteca Educação e Cultura. Vol. 4 - Rio de Janeiro Bloch: FENAME, 1980.

SIQUEIRA, Antônio de. BERTOLIN, Rafael. Atividades de Educação Moral e Cívica. 1º Grau - IBEP.

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